Um produto ideológico faz parte de uma realidade (natural ou social ) como todo o corpo físico, instrumento de produção ou produto de consumo; mas, ao contrário destes, ele também reflete e retrata uma realidade, que lhe é exterior. Tudo o que é ideológico possui um significado e remete a algo situado fora de si mesmo. Em outros termos, tudo o que é ideológico é um signo. Sem signos não existe ideologia
(Mikhail Bakhtin, Marxismo e Filosofia de Linguagem)
Alguns comentários sobre o meio e a mensagem na internet.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Tio Sam embala a Campanha do PSDB, o nosso Pai Tomás da Senzala chamada Brazil




QUEM PENSAVA QUE A SITUAÇÃO É SÉRIA, SE ENGANOU, ELA É BEM PIOR. 

Este texto foi produzido graças a colaboração do companheiro Henrique Brito. Não se tratam de questões básicas que permeiam o debate político e nem o retrocesso e até mesmo o Pré-Sal. O nosso maior inimigo não é a Rede Globo e nem a Coligação Todos Contra Dilma. 

O nosso maior inimigo chama-se Barak Obama. O Sir. Barak Obama anda muito preocupado com os avanços dos regimes polulares na América Latina, de olho no Pré-Sal e principalmente no NIÓBIO. O nióbio é um elemento químico usado principalmente em ligas de aço para tubos condutores de fluídos. O Brasil é o maior produtor de nióbio e ferronióbio e responsável por 75 % da produção mundial. Até o século XX o nióbio não era muito comercializado. Hoje é importantíssimo na produção de chapas especias para gasodutos e dá grande resistência. Entre outras propriedades, o nióbio tem forte estabilidade térmica e importante para supercondutores, motores de avião e de propulsão de foguetes. É também utilizado na soldagem nuclear, eletrônica, óptica, numismática e produção de joias. Suporta altas correntes necessárias em equipamentos de alta potência. É também usado nas chapas para veículos, tornado mais leves e menos poluentes e até na medicina. Brasil e Canadá são os maiores países onde se encontra o minério, porém as reservas do Brasil é infinitamente maior. Atualmente o maior depósito de carbonatita está em Araxá - Minas Gerais, extraído pela CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração) e outro está localizado em Catalão - Goiás e extraído pela Anglo American através da subsidiária Mineração Catalão. As duas correspondem a 75% da produção mundial. Foram descobertas no Brasil novas minas em Rodônia dentro de fazendas privatizadas e estudos já indicam que todo subsolo do Pará está tomado por minas de NIÓBIO. Além de suas propriedades o nióbio tem larga aceitação na indústria por ser barato e encontrado em grande abundância no Brasil. Apesar da informações precisas e confirmadas cientificamente, ainda existe muita lenda e especulação sobre o assunto. 

A verdade fica cada vez mais evidenciada pelas disputas políticas dos locais onde existem as minas de nióbio e o interesse dessas regiões pelos Estados Unidos. Uma das questões que não admitem é o monopólio do Brasil sobre esse importante mineral. 

Aí surgem perguntas que ficam no ar: Porque os Estados Unidos recentemente espionaram o Brasil? Porque Barak Obama não quer a eleição de Dilma? Porque o PSDB, com  o histórico da maior Privatização do Brasil querem a todo custo voltar ao poder e já anunciam a mesma política praticada pelo Imperador Dom Fernando Henrique Cardoso? São questões que estão no ar. De acordo com minha opinião é mais um motivo para não eleger Aécio Neves e o perigo que ele representa para soberania nacional. Será que já não basta o triste capítulo da nossa história chamado A Privataria Tucana? Brasileiros, reflitam, é muito importante nosso voto em Dilma 13 e demonstrar nosso apoio de todas as formas. 

Edson Oliveira. - Sociólogo. Em 16.10.2014.





Nenhum comentário:

Postar um comentário